Café, Coaching & Letras: arte como instrumento de desenvolvimento pessoal

O objetivo é usar a arte como instrumento na potencialização da sensibilidade criativa e desenvolvimento de habilidades.

0
Suzana Queiroz (2ª da esq. para dir.): “estamos usando a arte com as ferramentas do coaching para ajudar as pessoas a desenvolver o seu lado criativo”

O Espaço Cultural Alberico Rodrigues, na Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, está realizando uma experiência inovadora com o projeto “Café, Letras & Coaching”, promovido em parceria com a consultoria Suzana Queiroz Coach & Treinamentos. O objetivo é atuar na aplicação dos elementos oferecidos pelas atividades culturais da Casa, com métodos que auxiliem tanto o artista quanto o frequentador na identificação de lacunas que atrapalham na construção de relações pessoais e profissionais. E, assim, trabalhar na potencialização de sua sensibilidade criativa e desenvolvimento de suas habilidades.

“O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento humano. A proposta é juntar Café, Coaching e Letras neste espaço e, por meio da literatura, da arte e do teatro, levar a pessoa a olhar com profundidade tudo isso que tem ao seu redor”, explica a Coach Suzana Queiroz. “Neste mundo tão corrido, nós vivemos muito em função de planos e metas, com foco no que temos que fazer e desenvolver hoje. O ócio faz parte do nosso campo criativo, para que a gente possa criar e trabalhar melhor.  Estamos usando a arte como instrumento para fazer as pessoas darem essa parada no seu dia, utilizando as ferramentas do coaching para desenvolver o seu lado criativo”.

Como exemplo de aplicação coaching usando a arte como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional, Suzana aponta a exposição “Pedaços”, da artista plástica Lisel Ribas Ramos, que reflete “os seus próprios fragmentos” por conta de um luto que ela viveu, interiorizado como dor, mas revelado como expressão artística. “Podemos juntar a ela uma peça de teatro, uma obra literária, que abordem esses fragmentos; e trabalhar conexões com aqueles que estejam vivendo momentos semelhantes a esse, como problemas no trabalho ou relacionamento. A arte e a literatura podem mostrar um outro olhar a respeito desses fragmentos”, ressalta.

A diferença entre frequentar um espaço cultural e fazer isso com a aplicação de metodologias de coaching, esclarece ela, é que o observador, inclusive, passa a entender melhor uma obra em si, porque é guiado a observar o que está acontecendo ao seu redor em conexão maior com sua sensibilidade, sem ficar presos a técnicas de arte, a quem é o artista. “Nós não ficamos, muitas vezes, atentos ao sentimento que foi colocado em uma tela. Qual é a história do sentimento? Se não tivermos esse olhar de como captar o sentimento do artista, a pessoa vai ver essa obra e possivelmente não vai ter uma leitura apurada sobre ela”, pondera.

Dentre as atividades do “Café, Coaching & Letras”, estão previstos palestras e atendimento pessoal. O tema é escolhido em conformidade com a exposição de arte e atividades teatrais que estiverem acontecendo no Espaço Cultural Alberico Rodrigues, que podem ser trabalhados com livros específicos. “O objetivo é oferecer momentos para que o observador faça esse mergulho, unindo arte, teatro e literatura nos campos de aplicação do coaching: trabalho, saúde, relacionamento, espiritualidade, desenvolvimento pessoal, vida familiar e sentimental”, esclarece Suzana. “As pessoas que quiserem passar por um processo individual e desenvolver um tema em sua vida, por terem gostado, podem marcar horário para serem atendidas aqui no espaço, na empresa ou no espaço que acharem melhor”.

//ESPAÇO CULTURAL ALBERICO RODRIGUES

Praça Benedito Calixto, 159 – Pinheiros, São Paulo
Telefones: (11) 3064 3920 e (11) 3064 9737
De 2ªs às 6ªs Feiras: das 14h às 22h
Aos sábados: das 09 às 22h

// SUZANA QUEIROZ COACH & TREINAMENTOS

Avenida Paulista, 2202 – Cj. 76 – Bela Vista
(ao lado do Metro Consolação), São Paulo
Telefone: (11) 94224-5090
Whatsapp: (11) 99977-8086

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here