Frida Kahlo é protagonista de “Pequena Magdalena” no Teatro Alfa

Um acidente causado às vésperas do Dia dos Mortos põe em risco uma das festas mais tradicionais e importantes do México. Ainda criança, Frida Kahlo e seu amigo Miguel trabalham juntos e vencem diferenças para garantir as comemorações

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Foto: Sissy Eiko

Após o sucesso da peça Meu Amigo Inventor, em que o artista e inventor Leonardo Da Vinci vem do passado conhecer as brincadeiras e hábitos das crianças do presente, a premiada Companhia de Copas, formada por Luciana Castellano e Victor Merseguel, renova a parceria com o diretor Fernando Escrich e com o dramaturgo Celso Correia Lopes no inédito Pequena Magdalena. A peça parte da infância da pintora mexicana Frida Kahlo (1907 – 1954) para contar aos pequenos uma história sobre aceitação, superação e respeito às diferenças, além de temas que, hoje, cada vez mais, estão ligados à figura da artista, como igualdade de gênero e empoderamento feminino. O espetáculo estreia dia 4 de agosto, sábado, às 17h30, no Teatro Alfa.

Na história, que se passa na véspera do Día de Los Muertos (uma importante celebração mexicana que acontece no dia 2 de novembro e corresponde ao Dia de Finados no Brasil), Magdalena (Frida) tem a difícil tarefa de salvar a festividade depois de causar um enorme acidente e para isso, conta com a ajuda de Miguel, um menino que é conhecido por todos pelo seu jeitão diferente e hábitos peculiares, como o de caçar morcegos e aranhas; por exemplo. Miguel é filho de Dona Consuelo, a zeladora do cemitério, e por isso mora lá.

Magdalena também possui suas diferenças. Traz consigo, em sua perna direita, as marcas de uma grave doença que teve aos seis anos; doença essa que a obriga a se superar e se manter hábitos bem distintos de outras meninas de sua idade e época, como andar de bicicleta, lutar boxe, jogar futebol etc. O acidente causado por Magdalena, põe em risco uma parte importante de um ritual que consiste em preparar a entrada dos parente e amigos que já se foram ao mundo dos vivos; e sem isso a festa mais tradicional e conhecida do México não poderia acontecer naquele cemitério!

A ideia de trazer Frida Kahlo aos palcos foi concebida por Luciana Castellano, atriz que integra a Companhia de Copas ao lado de Victor Merseguel. A primeira peça do grupo que parte da biografia de uma figura histórica foi Meu Amigo Inventor, de 2016, que conquistou o Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem na categoria de melhor cenógrafo; foi eleito pelo guia da folha em 3° lugar pelo voto popular como melhor espetáculo e foi eleito em sete categorias pelo site especializado Pecinha é a Vovózinha, incluindo melhor espetáculo. “A diferença é que em Meu Amigo Inventor, Leonardo Da Vinci vem para o presente já como a figura que conhecemos e, em Pequena Magdalena, nós é que vamos para o passado visitar a infância da Frida e tentar entender como foi formada sua personalidade tão marcante”, diz Luciana.

O desafio da dupla em Pequena Magdalena foi entender quais elementos da vida de Frida Kahlo ocorridos na infância foram decisivos para ela se estruturar como artista já na vida adulta. As dificuldades de saúde, iniciadas com a poliomielite que causou uma lesão em seu pé direito aos seis anos, foram observadas pela dupla para abordar com os pequenos a importância do respeito ao próximo. “Frida era chamada pelos colegas da escola de pata de palo (perna de pau) e isso criou uma dificuldade para ela se relacionar com outras crianças, um dos motivos pelos quais ela se tornou uma mulher muito arredia e arisca. Lidar com as limitações como um problema que devia ser superado foi a postura durante toda a vida. Isso é algo que reforçamos na peça”, diz Luciana.

Miguel e Dona Consuelo são duas personagens que não existiram de verdade, mas que representam pessoas que cercaram a artista. Guillermo, o pai de Frida, é a única figura além dela que realmente existiu. “Ele era um grande apreciador da cultura mexicana, apesar de ser alemão. Valorizava muito o país que o acolheu, e chegou a alterar seu nome de Wilhelm para Guillermo quando se mudou para o México para facilitar a pronúncia no país”, conta Victor.

O ator complementa que Guillermo foi essencial para o desenvolvimento artístico e pessoal de Frida Kahlo. “Quando pequena, ele a incentivava a praticar exercícios e aceitava sua forma pouco convencional de expressar, como por exemplo em suas vestimentas. Quando, aos 18 anos sofreu um grave acidente de bonde, que a deixou meses na cama entre a vida e a morte, seus pais a incentivaram a pintar, fazendo uma adaptação em sua cama para que ela conseguisse alcançar o cavalete deitada.

Vale ressaltar que Guillermo também foi pintor e fotógrafo”, diz. Na peça, as dores, tristezas e até a morte são tratados de uma maneira leve, como fatores que são invitáveis na vida e que devem ser superados da melhor forma possível.

Para a Companhia de Copas, a peça também tem um papel fundamental em resgatar elementos da América Latina, poucas vezes contextualizadas em montagem infantis no Brasil. Além do contexto da peça se passar no dia dos mortos, uma das manifestações mais importantes do México, somam-se à peça figurinos e elementos cênicos ligados ao local, muito influenciado até hoje pela cultura indígena.

Personagens

Luciana Castellano interpreta: Magdalena (Frida), a protagonista da peça; Dona Consuelo, mãe de Miguel; Maria Cadáver, uma caveira que recebe o público e tem a tarefa de garantir o bem-estar de todos que estão vivos no Día de Los Muertos.

Victor Merseguel interpreta: Miguel, o improvável e novo amigo de Frida; Guillermo, pai e um dos grandes incentivadores da carreira de Frida; Antonio de Los Ossos, uma caveira que, ao lado de Maria Cadáver, recebe o público e também tem a tarefa de garantir o bem-estar de todos que estão vivos no Día de Los Muertos.

A criação da peça

O texto de Pequena Magadalena é uma criação conjunta da Companhia de Copas com Celso Correia Lopes, parceria que fez sucesso na antecessora Meu Amigo Inventor. “Nós fizemos uma grande pesquisa sobre o que gostaríamos de passar com essa peça e conversamos com o Celso que elaborou todo o argumento do espetáculo e escreveu as primeiras versões do texto. Mais para frente, durante o processo de montagem, acabamos fazendo modificações que direcionavam mais para o caminho estético que estávamos percorrendo”, conta Victor.

A direção é assinada por Fernando Escrich, multiartista que fez parte do grupo Doutores da Alegria e que atualmente mora em Portugal à frente da instituição Operação Nariz Vermelho como Diretor Artístico. Por conta desta distância, que se estabeleceu depois do início do processo de trabalho; uma nova forma de trabalhar foi traçada e vem sendo experimentada com muito sucesso. Luciana e Victor viajaram para Lisboa e, por 10 dias, estiveram imersos num trabalho de concepção estética, tomada de decisões e aprofundamento de texto. “Foi uma verdadeira imersão na peça e na biografia dela, apesar do espetáculo não ser biográfico. Tivemos a oportunidade de estudar cada personagem além de toda a narrativa da história e foi aí que surgiram as primeiras mudanças de texto, uma vez que o Celso não estava conosco.”, conta a dupla. Após o retorno, os artistas continuaram ensaiando sob a direção de Fernando por transmissão de vídeo.

Sinopse Curta

Magdalena Carmem Frida Kahlo Y Calderon, nascida e criada no México, é uma menina que traz em uma de suas pernas as marcas de uma grave doença. Por conta disso, sofre com brincadeiras de mau gosto e com a solidão; mas não deixa de ser uma criança espevitada e ativa. Às vésperas do Dia dos Mortos, uma animada festa do México, a arredia e arisca Magdalena se envolve em uma grande confusão e corre o risco de arruinar a mais tradicional festa de seu país.

Cia de Copas

A companhia foi criada em 2011 pela atriz e produtora Luciana Castellano e pelo ator, cenógrafo e músico Victor Merseguel com o projeto de montagem do espetáculo infantil Hugo, os Imaginários e a Cidade do Medo, que conta a história de um menino que precisa enfrentar seus medos para salvar sua avó que anda muito esquecida; texto indicado ao prêmio FEMSA 2007.

Sua linha de pesquisa, então, se consolidou em torno das relações humanas e todas as suas variações: relações familiares, sociais etc; bem como num estudo de linguagem acerca das narrativas. Em 2012, o espetáculo Belisa e Perlimplim: um amor bonito assim, bem no meio do jardim… Enfim! estreou com direção de Dagoberto Feliz e atuação de Victor Merseguel e Júnior Docini. Uma releitura da obra O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim, de Federico Garcia Lorca, encenada por dois palhaços e sem falas. A peça inicialmente produzida pela Companhia de Copas hoje faz parte de seu repertório.

No início de 2016, a contação de histórias A Menina do Lenço Rosa foi produzida e estreou no SESC Taubaté. A história de uma menina refugiada que não é aceita por seus novos colegas de escola é contada seguindo fielmente as pesquisas da Companhia, onde a narrativa pura é colocada em cena.

Também em 2016, o espetáculo Meu Amigo Inventor é produzido e tem sua estreia no Teatro Alfa, selecionado no Projeto Alfa Criança. O espetáculo traz ao presente o grande Leonardo Da Vinci e suscita a discussão acerca do que as crianças de hoje fazem com seu tempo livre; aborda questões como o papel da tecnologia na infância, a solidão de brincadeiras individuais e a dificuldade de se relacionar.

Muito bem aceito pela crítica especializada, Meu Amigo Inventor venceu o Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem na categoria de melhor cenógrafo; foi eleito pelo guia da folha em 3° lugar pelo voto popular como melhor espetáculo e foi eleito em sete categorias pelo site especializado Pecinha é a Vovózinha, incluindo melhor espetáculo.

Além das relações humanas e da narrativa, desde 2014 a Companhia de Copas vem pesquisando a linguagem das máscaras explorando as técnicas de máscara neutra, máscaras expressivas, meias máscaras e máscara do palhaço. Como treinamento, a companhia participou de encontros com Nilson Domingues Jr., formado na Ecole Internationale de Théâtre Jacques Lecoq em Paris e integrante dos Doutores da Alegria; além de workshops e aulas abertas com Donato Sartori e Paola Pizzi, ambos do Centro Maschere e Sttruture Gestuali na Itália.

Frida Kahlo

Frida Kahlo (1907-1954) foi umas das mais importantes pintoras mexicanas do século 20. Embora tenha tido uma vida muito conturbada, desde saúde e relacionamentos, destacou-se por ser uma artista singular. Dona de um espírito revolucionário, militou no partido comunista mexicano e lutou pelos direitos das mulheres, tornando-se um símbolo do feminismo.

FICHA TÉCNICA

Argumento: Celso Correia Lopes. Dramaturgia: Celso Correia Lopes e Companhia de Copas. Colaboração de Dramaturgia: Fernando Escrich. Direção Geral, Musical e Trilha Original: Fernando Escrich. Diretor Musical Assistente: Caio Merseguel. Elenco: Luciana Castellano e Victor Merseguel. Músico: Tiago Fróes. Cenário, Adereços, Bonecos e Máscaras: Victor Merseguel. Cenotecnia: Ateliê palhAssada. Figurino: Daniel Infantini. Iluminação: Ligia Chaim. Fotos de Divulgação: Sissy Eiko. Direção de Produção: Luciana Castellano. Produção e Idealização: Companhia de Copas.

\\SERVIÇO

Espetáculo infantil Pequena Magdalena – Estreia dia 4 de agosto, sábado, às 17h30, na Sala B do Teatro Alfa. Telefone: (11) 5693-4000. Capacidade: 204 lugares. Temporada: Sábados e domingos, às 17h30. Até 30 de setembro. Duração: 55 minutos. Classificação: Livre. Indicado para crianças a partir de 5 anos. Ingressos: R$ 40,00 (inteira para adultos) e R$ 20,00 (meia para crianças, estudantes e maiores de 60 anos).

Grupo Alfa: 50% de desconto funcionários devidamente identificados. Banco Alfa: 20% de desconto para clientes devidamente identificados. Assinantes do teatro Alfa: 10% de desconto. Venda efetuada com cartões de crédito (Amex, Visa, Credicard e MasterCard), de segunda a sábado das 11h às 19h; e domingos das 11h às 17h. Os ingressos poderão ser retirados no próprio teatro no dia do espetáculo. Taxa de serviço de R$ 5,00 por ingresso adquirido para Sala A e R$ 2,00 para Sala B. Call Center Ingresso Rápido: (11) 4003-1212.

Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. (11) 5693-4000. Site: www.teatroalfa.com.br Ingresso rápido ou pelos telefones: 11 5693-4000 | 0300 789-3377. Acessibilidade – motora e visual. Estacionamento: Sala A – Vallet R$ 45,00 e Self Park R$ 31,00. Sala B – Vallet R$ 30,00 e Self Park R$ 20,00.

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